5 razões para vacinar – O que são as vacinas

Início » Blog » 5 razões para vacinar – O que são as vacinas

O que são as vacinas

A Vacinação é um procedimento essêncial na prevenção de doenças e uma das maiores conquistas na área da saúde. Mas o que são as vacinas?

Gatinho cinzento, deitado pacificamente numa marqueza, a ser vacinado

As vacinas derivam dos agentes causadores de doenças, ou quimicamente semelhantes. Na presença dessa substância, o organismo produz anticorpos, que o protege da doença.

Algumas vacinas têm a capacidade de proteger totalmente contra a doença, enquanto outras impedem o desenvolvimento de doença grave.

As vacinas são seguras?

As vacinas salvam milhões de animais todos o anos, e protegem-nos de doenças perigosas. Investigadores desenvolvem e testam constantemente vacinas de forma rigorosa para aumentar a sua segurança e eficácia.
Efeitos secundários podem incluir vermelhidão/dor/comichão no local da injeção, ou febre, e em casos muito raros pode haver reacções alérgicas adversas, no entanto não há qualquer dúvida de que o risco de não vacinar é muito superior a qualquer risco associado ao de vacinar.

Cão de raça dachshund de expressão alegre, a ser vacinado numa clinica veterinária,  apoiado pela dona, em cima de uma mesa
Os riscos associados à vacinação, são menores do que os riscos associados aos efeitos de doenças perigosas.

Há alternativas?

Actualmente não há alternativas viáveis ás vacinas.

Um estilo de vida saudável é muito importante para o bem estar dos nossos animais de estimação, no entanto os comportamentos saudáveis não são substituto para a vacinaçao, mas antes um complemento.

cão de aspecto doente e de termometro na boca, posa atrás de mala de primeiros socorros.
As vacinas, quando disponiveis, são a melhor barreira de proteção contra agentes infecciosos


A vacina leva o organismo a criar anticorpos especificos para determinadas doenças potencialmente perigosas, criando uma barreira preventiva eficaz, no caso de haver contacto com esses agentes infecciosos.

5 razões para vacinar

  1. Animais não vacinados correm o risco de contrair doenças potencialmente mortais e contagiosas, como a parvovirose (cão), panleucopenia felina (gato) e outras.
  2. A vacinação pode evitar tratamentos caros de doenças que são preveníveis.
  3. Algumas doenças são transmitidas dos animais para humanos (zoonoses). A vacinação previne essa situação, sendo essenciais para a manutenção da Saúde Pública.
  4. Algumas doenças são de vacinação obrigatória, por lei.
  5. Entidades responsáveis de serviços relacionados com hoteis para cães e gatos, creches para cães e gatos, petsitters, treinadores e groomers requerem que os animais de estimação estejam vacinados para determinadas doenças.
Dono sentado no sofá da sala, com um cão pequeno ao colo, enquanto se assoa.
As vacinas protegem não só a vida e a saúde do seu animal, mas também a sua. Também podem evitar desperdício de dinehiro de tratamentos caros, no caso de haver desenvolvimento de doença grave.

Conclusão

A vacinação tem riscos associados, tal como qualquer outro acto médico-veterinário, no entanto não vacinar é infinitamente mais arriscado. A segurança e eficácia da vacinação, são confirmadas pela investigação feita na área e pela experiência dos milhões de profissionais de saúde espalhados pelo mundo.

A prevenção protege não só a saúde e a vida do seu animal, mas potencialmente a sua carteira também.

Vacine.

Precisa de mais esclarecimentos? Contacte-nos e envie-nos as suas perguntas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *